0

AS CHANCES ESTÃO CRIADAS? (10)

E a situação de muitas escolas do Espírito Santo continua a ser apresentada tal como ela é: estrutura precária e colocando em risco a vida dos estudantes, professores e funcionários.

O jornal "A Gazeta" noticiou, no dia 16 de março, que o Ministério Público, após dois dias de vistoria na rede municipal de ensino de Anchieta, no Litoral Sul do Estado, encontrou escolas com "parques sucateados ou inexistentes, prédios com rachaduras e salas de aula com infiltração, além de infraestrutura inadequada para a educação infantil". Ainda, segundo a reportagem, foram vistoriadas duas creches e quatro escolas de ensino fundamental. As condições detectadas eram tão precárias que os alunos de uma das escolas tiveram que ser deslocados para uma igreja local, uma associação de moradores e uma casa alugada!

Segundo a Prefeitura da cidade, os estudantes estão em locais improvisados devido a reformas nas escolas. Algumas estão sendo reconstruídas. O interessante é que as obras se dão justamente após o período de férias, e as crianças, em virtude do descaso das autoridades, são submetidas a condições inadequadas e, muitas vezes, de risco.

Aliás, a história se repete a cada ano!

Já "A Gazeta" do dia 23, trouxe a reclamação de que a Escola Estadual Adevalni Azevedo, em Campinho da Serra II, na Serra, estava há três semanas sem professor de Português para as turmas da 6ª série do Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos (Ceeja). Além disso, estava sem merenda no turno noturno! De acordo com o jornal, a Secretaria de Educação informou já ter enviado professor para a escola e que, com relação à merenda, estava sendo feito um monitoramento nos recreios das escolas, a fim de se detectar as necessidades de cada unidade. Mas, enquanto isso, os alunos do turno noturno, que, geralmente, vão para a escola diretamente do trabalho, ficam sem merenda. Ora, o planejamento tem que ser feito antes do início das aulas!

Vamos continuar acompanhando pela imprensa o desenrolar de mais um ano letivo, fazendo os respectivos registros para que, no próximo ano, possamos analisar se houve alguma mudança.


 

BIBLIOGRAFIA

MP VISTORIA e encontra estrutura precária em escolas. A Gazeta, Vitória, 16 mar. 2011, p. 12.

PROFESSOR e merenda. A Gazeta, Vitória, 22 mar. p. 7.