segunda-feira, 15 de novembro de 2010

AS CHANCES ESTÃO CRIADAS? (6)

O jornal "A Gazeta" de 13 de novembro de 2010 publicou a notícia: "Alunos querem
mais vaga em escola". Nela é informado que aproximadamente 200 estudantes de Guarapari realizaram manifestação no Bairro Perocão, com a intenção de recolher assinaturas para um abaixo-assinado a ser entregue à Secretaria de Educação, reivindicando a instalação de uma escola de ensino médio que atenda aos jovens da Região Norte de Guarapari, que vai do bairro Portal Clube até o limite de Guarapari com VilaVelha, abrangendo 14 bairros. Segundo o presidente do Conselho de Segurança da Região Norte, são necessárias pelo menos 15 salas para atender a uma média de 600 alunos.

Em nosso primeiro artigo da série "As chances estão criadas ?", postado neste blog citamos o caso de escolas estaduais (a maioria delas, como demonstrado na publicação "Escolas à beira da ilegalidade") que funcionam "anos a fio" sem a devida autorização do Conselho Estadual de Educação, simplesmente por não estarem em condições adequadas para o seu funcinamento. E a Escola Leandro Escobar, situada no Bairro Perocão, única escola pública do ensino médio a atender alunos da região Norte de Guarapari, está entre essas. Ela, simplesmente, apesar dos esforços dos seus funcionários e professores, não apresenta as mínimas condições de funcionamento, no que diz respeito à sua estrutura física. Lá falta tudo: de salas de aula a biblioteca, pátio adequado para os alunos, espaço para educação física, banheiros minimamente decentes... e, o que é pior, vagas disponíveis para o atendimento à comunidade, obrigando os jovens a se deslocarem, quando a situação financeira permite , para escolas situadas em bairros distantes de suas residências. E sem o cumprimento do que prevê o artigo 208, VII da Constituição Federal: o dever do Estado com a educação será efetivado mediante a garantia de "atendimento ao educando, em todas as etapas da educação básica, por meio de programas suplementares de material didáticoescolar, transporte, alimentação e assistência à saúde" ( o grifo é nosso). Ah! A alimentação escolar também deixa a desejar e não é só no Leandro Escobar, como já divulgamos em nossa série de postagens sobre "Alimentação escolar e cantina saudável".

A Escola Leandro Escobar só conta mesmo com a boa vontade dos que ali labutam.

São anos em que a comunidade é ludibriada com a promessa dos políticos e técnicos de plantão sobre a possibilidade da região contar com uma escola de ensino médio que atenda aos interesses e necessidades da comunidade! Agora, uma surpresa: por determinação da Secretaria de Estado da Educação, a Escola Leandro Escobar está impedida de receber novas matrículas para o 1º ano do ensino médio, substituindo-as por matrículas no ensino fundamental. Ah! E uma reforma do tipo "tapa buraco" foi iniciada, apesar do terreno da escola não comportar as ampliações que se fazem necessárias.

E continuamos ouvindo das autoridades, como recentemente ouvimos da Presidente eleita, que "em educação, tudo vai bem".

E continuamos indagando ao Senhor Secretário Estadual de Educação, Haroldo Corrêa Rocha: as chances realmente estão criadas ? conforme sua afirmativa no jornal "A Gazeta" do dia 24 de janeiro deste ano?

E, como moradora do bairro Perocão, em Guarapari, gostaria de convidar a imprensa para uma visita à Escola Leandro Escobar. Venham, por favor, e avaliem um pouco da situação educacional do nosso Estado. Mas, lembre-se que será necessária a utilização de algum subterfúgio para conseguir adentrar na escola, porque, como todos sabem, os diretores das escolas estaduais não podem permitir que jornalistas as visitem.


 

BIBLIOGRAFIA

ALUNOS querem mais vaga em escolas. A Gazeta, Vitória (ES), p. 14, 13 nov. 2010.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil ( 1988). Disponível em: <http://www.presidencia.gov.br>. Acesso em: 13 nov. 2010.

JESUS, Marlucia Pontes Gomes. As chances estão criadas? Damarlu Educação. Guarapari, Disponível em: <http://www.damarlueducar.blogspot.com>. Acesso em: 13 nov. 2010.

______. Escolas à beira da ilegalidade. Damarlu Educação. Guarapari, Disponível em: <http://www.damarlueducar.blogspot.com>. Acesso em 13 nov. 2010.


 


 


 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário